Horas atrás, foi publicado na coluna Arts Beat do famoso jornal The New York Times uma análise minunciosa das vendas do novo álbum de Justin Bieber, Believe, para conferir se o lançamento foi ou é realmente um sucesso.
Confira:
O último álbum do Sr. Bieber, “Believe” (RBMG/Island), estreou como número 1 na parada de álbuns Billboard esta semana com 374.000 vendas, segundo a Nielsen Sound Scan. É o seu quarto álbum nº 1 e teve a semana de lançamento melhor do que qualquer álbum até agora este ano. Sucesso, certo? Espere um pouco. Suas vendas ficaram significativamente abaixo das previsões do setor, que eram 400.000 ou mais. E enquanto é a maior estreia do ano, está longe de ser a maior semana de vendas do ano. Essa honra pertence a Adele, cujo “21″ (XL/Columbia) vendeu 730.000 cópias na semana depois que ela ganhou o Grammy Awards, em fevereiro.
Por outro lado, Believe é já um grande sucesso. Quase 3,4 milhões de faixas do álbum já foram vendidas, um número extraordinário para um álbum tão novo. Quando “Speak Now” de Taylor Swift saiu no final de 2010, por exemplo, tinha pouco mais de 1 milhão de vendas de álbuns e 2,5 milhões de vendas de músicas. (O número de Adele foi de apenas 757.000.)
Na forma como os grãos são contadas pela indústria músical, 10 faixas individuais são considerados equivalentes a um álbum. Então, somando os 374.000 do álbum de Bieber e seus 340.000 de “músicas equivalentes a um álbum”, ele iria acabar com cerca de 714.000. Ótimo, mas ainda não melhor do que Adele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário